Metodologias

METODOLOGIAS

Com uma série de ferramentas de estudo e análise do consumidor, dos mercados e indústrias e do panorama económico, o C pretende questionar, explorar, analisar e concluir. Enquanto laboratório estamos em constante teste de novas abordagens e modos de fazer.

 

PROCESSO LABORATORIAL C-LAB
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FERRAMENTAS DE CONSUMER RESEARCH

Além das técnicas mais comuns de consumer research, como Focus Groups, entrevistas individuais aprofundadas e estudos quantitativos com diferentes métodos de inquirição, o C-Lab tem vindo a desenvolver e a inovar em várias ferramentas à medida das necessidades de cada investigação.


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C-PAINEL

Tratam-se de grupos de consumidores que assumem o compromisso de participarem em estudos continuados.
Esta abordagem é utilizada continuamente no Barómetro para garantir a comparabilidade e a construção coerente de uma série longa, mas já foi utilizada noutras investigações com o objectivo de conseguir fazer uma análise mais intensa e profunda do indivíduo.

No âmbito da investigação ao segmento 18-28 anos, o C-Lab criou o C-Spotters, um painel composto por 50 indivíduos deste segmento que foram acompanhados quotidianamente durante 6 meses. Para o efeito, além de contactos presenciais, foi desenvolvida uma plataforma social privada, através da qual foram lançados temas para discussão.


C-ETNOGRÁFICO

Pesquisas destinadas à observação, análise e interpretação aprofundadas do sistema de valores, determinantes motivacionais, razões de escolha e padrões de consumo dos diferentes públicos consumidores, realizadas in loco e em tempo real, evitando assim a racionalização por parte do entrevistado.

A etnografia tem sido usada quando a realidade (segmento ou mercado) é pouco conhecida, quando se reconhecem rápidas mudanças que exigem novos insights, a maior parte das vezes não verbalizadas pelo consumidor.

No estudo da Vida Privada – Novos Protagonistas e Novas Dinâmicas de Consumo a etnografia esteve muito presente. Acompanhámos de (muito) perto 15 famílias, foi feita a gravação audio de todas as visitas às suas casas, foram tiradas mais de 300 fotografias aos espaços da casa, do frigorífico, à dispensa, do armário da casa de banho, à mesa de cabeceira.


C-WORKSHOP

Adequado a estudos com carácter fortemente exploratório, criação de ideias ou teste de conceitos, os workshops têm sido utilizados no C-Lab essencialmente no âmbito do estudo de Tendências de Mudança.

Desenvolvemos uma metodologia própria de co-criação que percorre vários exercícios de discussão de comportamentos, necessidades latentes e desejos de futuro, favorecendo a consideração de novos possíveis.

Esta abordagem tem permitido com bastante sucesso que a discussão assuma um carácter mais prospectivo.

Funcionamos com grupos de 12 a 20 indivíduos, de acordo com o objectivo.

DADOS UNICRE: UMA FONTE DE INFORMAÇÃO PROPRIETÁRIA

Acesso exclusivo à informação transacional da Redunicre que representa a maioria do terminais de pagamento automático em Portugal e que permite um acompanhamento mensal do consumo dos portugueses.

Por força da parceria com a UNICRE, o C tem dados mensais agregados desde Janeiro de 2007. Com estes dados acompanhamos uma amostra de enorme representatividade, estável, em tempo real e segmentável.

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