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“A OPTIMIZAÇÃO DO EU” NA ERA DO BRICOLAGE LIVING

No passado dia 12 de Outubro, o C-Lab reuniu a comunidade C para apresentação da investigação anual de Tendências de Mudança do Consumidor. Num mundo cada vez mais global, subimos a um posto de observação cimeiro para procurar pistas que ajudem a antecipar o sentido de mudança da sociedade contemporânea, por definição líquida e acelerada. O consumidor é apenas uma parte da história. Procuramos dinâmicas e fenómenos que expressam a mudança, que explicam a mudança e que são o móbil da mudança!

Na investigação deste ano, documentamos um consumidor em processo de construção identitária – um EU que se vai fazendo, arranjando, aprimorando, de forma cada vez mais livre e dinâmica. Se o “EU OPTIMIZADO” não é novidade e nos segue desde a investigação anterior (2015), este ano mergulhamos na compreensão do processo de bricolage identitária em curso. “Como nos estamos a tornar em tal pessoa”, é a pergunta.

Esta construção identitária não é nova, mas diferente na medida em que resulta de duas grandes forças tectónicas: o excesso (profusão & panóplia de escolhas) e a aceleração (fenómeno contemporâneo). Retratamos a reacção a estas forças e a procura de equilíbrio na vida quotidiana e na relação com o consumo. Reconhecemos no consumidor valores mais hedonistas, emocionais e estéticos, que reforçam a singularidade de cada um, ao mesmo tempo que se constrói um novo valor colectivo em torno do “Ser Português”, potencialmente produtor de transformações naquilo que define a essência compartilhada por toda a sociedade.

Perante um consumidor que se confronta com o que é e quer ser, cabe às marcas questionar o mesmo sobre si próprias, reflectindo sobre a sua identidade e vocação, fazendo (em consonância) as suas escolhas. Deixamos algumas pistas de reflexão, as tendências que aprofundamos:
• O Valor de “Ser Português”
• Novas Rotinas de Auto-Estima
• A Procura de Anti-Stressantes
• Consumo Estetizado: o mesmo, mais bonito
• Cultura Interna®
• Simplicidade & Co.
• Algoritma-me: expectativa da marca inteligente

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