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“A OPTIMIZAÇÃO DO EU” NA ERA DO BRICOLAGE LIVING

No passado dia 12 de Outubro, o C-Lab reuniu a comunidade C para apresentação da investigação anual de Tendências de Mudança do Consumidor. Num mundo cada vez mais global, subimos a um posto de observação cimeiro para procurar pistas que ajudem a antecipar o sentido de mudança da sociedade contemporânea, por definição líquida e acelerada. O consumidor é apenas uma parte da história. Procuramos dinâmicas e fenómenos que expressam a mudança, que explicam a mudança e que são o móbil da mudança!

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A CASA: PALCO DA VIDA QUOTIDIANA

No auditório da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva reunimos, no passado dia 16 de Junho, clientes e convidados especialistas para debater os resultados da última investigação do C-Lab: A Casa.

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A CONFIRMAÇÃO DE UM ESTÁGIO DE POSITIVISMO

Os resultados do Barómetro e da Função Consumo C, apresentados no dia 25 de Fevereiro na Culturgest, convergem para uma mesma conclusão: a confirmação de uma recuperação do consumo em 2015, mas em direcção a um novo modelo, no seu conteúdo e racionalidade, e não a um retorno ao passado.

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LAZER: UM PRIMORDIAL EXERCÍCIO DE LIBERDADE

No passado dia 28 de Janeiro, o C-Lab reuniu a comunidade no icónico espaço “Embaixada”, no Príncipe Real, para partilha e discussão dos resultados da sua última investigação sobre LAZER. Num formato descontraído e bem adequado ao tema, trocámos opiniões com alguns especialistas convidados, como o Luis Montez, da Música no Coração, o Miguel Silva, da Red Bull, e a Catarina Barradas, da Fox.

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A OPTIMIZAÇÃO DO “EU” E DO MUNDO OBJECTIVO EM QUE SE VIVE

Foi na Fundação Calouste Gulbenkian que no passado dia 15 de Setembro reunimos a comunidade do C-Lab para apresentação de mais uma edição da investigação “Tendências de Mudança do Consumidor”. Para um projecto que sempre se propôs Conhecer os portugueses (consumidores e cidadãos), ser acolhido numa casa que tem como missão fomentar o conhecimento e a qualidade de vida das pessoas constitui motivo de grande orgulho e celebração!

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COMO SE APRENDE O MUNDO DO CONSUMO?

Foi com esta interrogação que lançámos a apresentação dos resultados da investigação sobre Crianças e Adolescentes no passado dia 3 de Junho, na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. A questão serviu também de mote para interpelar os nossos convidados especialistas – da comunicação às neurociências -, com quem tivemos o privilégio de conversar e trocar opiniões.

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MINDSET NO AGE

“As pessoas vivem cada vez mais tempo, têm mais saúde, e trabalham ou mantêm-se activas até mais tarde. Esta longevidade positiva, acompanhada da crescente aceitação de modelos de vida e comportamentos fora da norma, está a mudar a concepção que se tem da idade.

Expostos e contaminados pelos mesmos estímulos que o resto da sociedade, uma nova geração de séniores está redefinir tudo o que se estabelecia sobre o envelhecimento, provando que os interesses, as paixões e as ambições não se alteram necessariamente com a idade. Estes indivíduos são os pioneiros de uma sociedade onde a idade, também no consumo, vai contar cada vez menos.”

Assim sintetizámos no paper de Tendências de Mudança do Consumidor de 2014 aquilo que baptizámos de Mindset No Age, um sub-segmento de séniores que desafia os estereótipos da idade. A concepção que temos desta nova geração de séniores está perfeitamente retratada na nova campanha do ACP, “A Idade Não Conta”, pelo que não resistimos a partilhá-la."

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