IMG_0660

A OPTIMIZAÇÃO DO “EU” E DO MUNDO OBJECTIVO EM QUE SE VIVE

Foi na Fundação Calouste Gulbenkian que no passado dia 15 de Setembro reunimos a comunidade do C-Lab para apresentação de mais uma edição da investigação “Tendências de Mudança do Consumidor”. Para um projecto que sempre se propôs Conhecer os portugueses (consumidores e cidadãos), ser acolhido numa casa que tem como missão fomentar o conhecimento e a qualidade de vida das pessoas constitui motivo de grande orgulho e celebração!

Na investigação deste ano identificámos um amplo conjunto de tendências que em comum têm o facto de revelarem uma preocupação fundamental de OPTIMIZAÇÃO DO EU E DO MUNDO OBJECTIVO em que se vive. Num contexto em que diariamente são interpelados por crises (próximas e distantes) sobre as quais não podem actuar, encontramos consumidores concentrados em transformar-se na melhor versão possível de si mesmos, continuamente procurando aprimorar o que fazem e o que são. Essa procura de optimização – entendida como a adopção de comportamentos que permitam tirar as melhores vantagens e o melhor rendimento possível de si e do seu mundo – é expressa na procura de mais saúde, de maior capacitação e infra-estruturação, mais personalização, relação e humanização, mais experiência e conteúdo. Tudo valores que os indivíduos enquanto consumidores procuram de forma crescente na sua relação com o retalho, com as marcas, os seus produtos e serviços.
Se o indivíduo procura “ser a melhor versão de si mesmo”, as marcas não podem ficar para trás. Nem todos os caminhos serão válidos para cada marca. A cada uma caberá perceber a sua vocação e exercê-la seriamente. Aqui deixamos algumas pistas: as 7 tendências que aprofundámos.
• Saúde, uma linguagem de largo espectro
• O estrelato da comida
• Novas fronteiras de descoberta do território
• Amadores e Fazedores profissionalizados
• Hiper-realismo e novas influências
• Em busca de Serviço & Serviços
• Novo economicismo na relação com as marcas

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment